Como escolher um tapete lindo

Várias vezes já me perguntaram como se faz para escolher um lindo tapete para a casa. E por estes dias estou ajudando uma amiga a escolher o tapete para sua sala. Por isso, vamos falar um pouco de tapetes? Tapetes são ótimos para dar vida a um ambiente (sim, cores!), para aquecer, para separar ambientes, para melhorar acústica. Muita coisa, né?

Tapetes podem ser quadrados, retangulares, redondos e até com formatos irregulares. Podemos usar um único tapete ou mais de um superpostos. Podem ser de tricô, de tecido, de pelo longo, de pelo curto. Coloridos ou neutros. Lisos ou com padrões. Com fios acrílicos ou naturais.

Se você tem a sorte de herdar um tapete da tua família então pode ser que não siga regras, mas simplesmente busque a melhor forma de expor tão linda peça. Ao fim das contas, um tapete assim tem o seu espaço ganho por direito!

Acho que uma das maiores dúvidas sempre é: qual a medida correta de um tapete? Vamos lá, em linhas gerais: 1. Sala: o tapete avança por baixo do sofá e das mesas laterais em 20 ou 30cm. Poltronas também ficam dentro da área do tapete. 2. Dormitório: duas opções, ou passadeiras do lado da cama em um tamanho proporcional ao criado mudo, ou um tapete inteiro que passa por baixo da cama. 3. Sala de jantar: o tapete deve ser sempre maior que a mesa em 60/70cm a mais de cada lado, assim você pode sentar sem enroscar a cadeira.

Se a tua dúvida é: quando comprar o tapete? O meu conselho é que você monte o seu ambiente, espere os móveis chegar (ou tenha uma planta bem feita do projeto) e depois de tudo chegar mas antes de comprar os últimos objetos de decoração, compre o seu tapete. Assim você pode usar o tapete para “amarrar” a decoração. Bom, é isso por hoje. Se tiver mais dúvidas sobre esta ou outra questão de decoração entra em contato comigo! Até amanhã!

{79 ideas, decor 8, Camille Styles, The Style Files, Pinterest, Kika Reichert, Desire to Inspire}

Outros Posts

Publicado: 14 maio, 2013
Comentários: 2

  1. Cecilia

    Olá,

    estou com dúvidas a escolher o tapete para a minha sala, para colocar entre o sofa com chaise e a TV.

    Gosto muito deste:
    http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/40227902/

    e o sofa é neutro em tons cinza, acastanhado, assim como a mobilia é betula e preta. As paredes são brancas… O meu receio é como tem padrão grande torne a sala (que já por si é pequena) mais pequena – entre o sofa (fim do sofa e sem a chaise) ate ao armário da TV vão quase 2 metros.

    Uma alternativa mais segura, mas que acho mais standard é a seguinte:
    http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/70222521/

    O que achas?

    Cps e obrigada desde já pela ajuda.

    • Felicitas @felipineiro

      Olá Cecilia, obrigada pela confiança em me consultar com a tua dúvida. Gosto muito do tapete com desenhos. Se você acredita que ele vai bem em cores eu optaria por este, independente do tamanho da sala. Normalmente é recomendado que o tapete fique por baixo do sofá e outros móveis. Se você diz que o vão entre o sofá e o armário da TV é de 2m e o tapete pelo que vejo no site tem também 2m, isso não vai acontecer. Não leva isto como uma regra, mas tenha certeza que não vai ficar incomodada com isso antes de comprar, assim depois não se arrepende. Se você gosta de cores então traria cores em almofadas, paredes e outros objetos na sala. Se prefere algo mais monocromático então faria do preto e branco do sofá um regra a seguir em almofadas, quadros e outros objetos na sala. Você pode dar movimento usando outras tramas e outros desenhos (flores + geométricos + listrados). Espero ter ajudado! Fica à vontade para me escrever novamente se precisar. Um abraço. Felicitas

Leave a Reply